Dietas

Alimentos que hidratam e devem estar no prato

É comum ver as pessoas se alimentarem de forma inadequada, principalmente no verão quando o organismo necessita de maior quantidade de líquido. O normal é ingerir no mínimo dois litros de água por dia, mas a maioria das pessoas não consegue eacaba ficando com deficiência de líquidos causando problemas a saúde. O que muitas pessoas não sabem é que os alimentos podem ser grandes aliados nessa tarefa. Nos dias mais quentes o corpo perde grande quantidade de água, isso ocorre por que o organismo precisa se manter em uma temperatura sempre estável.

Alimentos-que-Hidratam-e-Devem-ser-Acrescentados-no-Prato-01-300x224

Quando o líquido necessário não é reposto no organismo a pele perde a elasticidade, a maciez e o brilho. Ingerir alimentos que contenham bastante água é uma forma de garantir a hidratação até mesmo no verão. Os alimentos consumidos crus oferecem maior concentração de água além de fornecerem fibras suficientes para o bom funcionamento do intestino e favorecer a queima de gorduras mantendo a manutenção e um metabolismo saudável. Os grãos depois de cozidos aumentam a quantidade de água, um bom exemplo é o feijão carioca, que 100 gramas dele cru apresenta 14% de água e após o cozimento a mesma quantidade possui 82,3% de água.

Confira uma lista de alguns alimentos e suas respectivas quantidades de água que podem ser acrescentados na alimentação do dia a dia:

Abacate cru – possui 83,8% de água, lipídios, carboidratos, fibras, cálcio, potássio, manganês, vitamina C, entre outras.

Alimentos-que-Hidratam-e-Devem-ser-Acrescentados-no-Prato-03-300x151

Arroz integral cozido – depois de cozido o arroz apresenta 70,1% de água, é rico em carboidrato, fibras que auxiliam no funcionamento do organismo e ajuda a saciar a fome.

Alimentos-que-Hidratam-e-Devem-ser-Acrescentados-no-Prato-05-300x195

Abóbora cozida – apresenta em sua composição 86,4% de água, é rico em potássio que auxilia no bom funcionamento dos músculos e ajuda nos batimentos cardíacos.

Alimentos-que-Hidratam-e-Devem-ser-Acrescentados-no-Prato-06-300x204

Banana prata – além de ser uma fruta muito deliciosa, a banana possui 71,9% de água carboidratos, fibras, magnésio, manganês, potássio, entre outras substancias.

Alimentos-que-Hidratam-e-Devem-ser-Acrescentados-no-Prato-04-300x167

Melancia – a melancia é da mesma família do melão e possui 92% de água, além de ser uma fruta refrescante e doce possui licopeno e glutationa que são responsáveis por proteger o organismo da oxidação celular.

Alimentos-que-Hidratam-e-Devem-ser-Acrescentados-no-Prato-02-300x207

Esses são apenas alguns alimentos que podem ser acrescentados na alimentação diária para suprir o organismo com água e também são grandes fontes de vitaminas que auxiliam no bom funcionamento do corpo mantendo-o saudável e com anticorpos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *