Alimentação no verão: Como evitar exageros no calor

O verão tem tudo a ver com férias, diversão e praia. E todas essas coisas podem ser uma combinação terrível para estragar a alimentação e acabar com a dieta de todo o ano que passou, afinal, na companhia dos amigos, longe das preocupações do trabalho, ficamos mais relaxados e acabamos cedendo a um petisco e outro e exagerando nas beliscadas.

Fato é que muitos itens, aparentemente inofensivos, possuem muitas calorias escondidas que podem fazer um estrago na balança. Nossa alimentação deve variar consoante a estação do ano, então no verão é indicada uma alimentação mais leve e claro com menos calorias!

Cuidados com a alimentação no verão

A questão é que no inverno precisamos comer mais, pois o corpo precisa de mais energia para se manter aquecido, então consumimos mais alimentos, mas também gastamos mais calorias, o problema é que quando o verão chega algumas pessoas mantém a alimentação do inverno e como o corpo não consome tantas calorias, acabam engordando. Por isso é importante equilibrar a alimentação no verão, afinal, não sentimos tanta fome e o corpo pede mais líquido do que alimentos sólidos. Algumas dicas importantes podem ajudar você a manter o peso no verão sem muito sacrifício, confira:

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Cuidado com os petiscos: no litoral é comum vermos pessoas reunidas em bares e restaurantes com porções para acompanhar a conversa, além de um bom chopp para acompanhar a porção, essa combinação é uma verdadeira bomba calórica, pois as porções normalmente são fritas e a bebida alcoólica também é bem calórica. Evite o camarão, peixe, batatas fritas e outras frituras, pois elas dificultam a digestão, possuem gordura saturada e são muito calóricos. Confira então algumas dicas para a sua alimentação no verão:

De olho no sorvete: O verão e o calor pedem o consumo de coisas geladas, por isso muitas pessoas acabam se rendendo aos sorvetes, o problema é que sorvetes de massa são calóricos, por isso na hora de escolher um sorvete para se refrescar, opte pelos picolés de frutas, que são mais saudáveis e possuem menos calorias.

Frutas: No verão prefira alimentos que sejam mais leves, contenham muita água e que sejam facilmente digeridos. Exemplo disso são as frutas, como melancia, melão, abacaxi, uva, milho e iogurte.

Carnes: As carnes brancas e magras também são de fácil digestão, por isso, o consumo de peixes está liberado, mas o preparo deve ser livre de óleo, por isso nada de comer peixe frito achando que é saudável. Carnes vermelhas, também podem ser consumidas, mas são mais pesadas e demoram mais para serem digeridas, por isso é bom consumir sem excessos.

Câimbras: No verão somos mais ativos, fazemos mais exercícios, por isso é importante comer alimentos que contenham potássio e evitar câimbras indesejadas.

Água de coco: A água de coco ajuda a repor nutrientes e sais minerais eliminados com o suor, além disso, promove a hidratação do corpo e das células, contribuindo para o bom funcionamento do organismo.

 

Certamente se você tiver em conta todas essas dicas sobre sua alimentação no verão verá que seu peso será constante, que se sentirá mais leve e claro muito mais saudável.

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