A saúde das suas unhas

Você sabia que a saúde das suas unhas dependem do seu organismo estar saudável? Alguns hábitos alimentares podem fazer a diferença quando o assunto é a saúde das unhas. A maneira como as suas unhas se comportam pode ser um indicativo de que algo em seu corpo não está indo bem, ou que você não está fazendo a coisa certa.

Unhas amareladas, quebradiças e encravadas podem ser solucionadas. Para que você possa se livrar desses problemas separei algumas dicas bem legais que podem fazer a diferença na beleza das suas mãos.

A saúde das suas unhas

Dúvidas mais frequentes sobre a saúde das unhas

Como deixar as unhas mais fortes?

É importante saber a composição das unhas para poder entende-las. Elas são formadas de queratina entre outras substâncias e ainda possuem a lubrificação natural. O que pode deixa-las fracas é a falta de nutrientes e também o contato com algum tipo de substância química. Portanto, mantenha uma alimentação equilibrada, que seja rica em proteínas e use sempre base fortalecedora para unhas.

O uso de esmalte vermelho deixa as unhas amarelas?

Sim, o esmalte vermelho se usado sem base pode deixar as unhas amarelas, uma vez que o pigmento colorido dos esmaltes tende a penetrar nas unhas. Para deixar suas unhas clarinhas novamente embebe um algodão em água oxigenada e deixe agir por 20 minutos sobre as unhas .

Tirar a cutícula pode fazer mal para as unhas?

Segundo especialistas as cutículas servem para proteger as unhas contra as agressões do dia a dia e para evitar que fungos e bactérias se infiltrem no organismo. A solução é empurrar as cutículas com uma espátula de maneira suave para que de melhor aparência na hora de esmaltar. Dessa forma você vai estar cuidando das suas unhas e da beleza das suas mãos.

A saúde das suas unhas

O que fazer com as unhas encravadas?

Unhas encravadas! Essa é uma situação realmente dolorosa. Quando as unhas estão encravadas fica difícil usar calçados, na maioria das vezes chega a infeccionar a ponto de ter que tomar antibióticos para poder melhorar. Mas essa não é a melhor opção para curar as unhas encravadas é preciso solucionar o problema, mas para isso é importante procurar ajuda profissional. Quando o corte da unha não é feito da maneira correta as unhas sempre tendem a encravar novamente. Quando elas são encravadas levemente podem ser cortadas com uma tesoura de pontinha fina desde que seja esterilizada com álcool.

Passo a passo como tirar uma unha levemente encravada:

– Coloque o pé com a unha encravada de molho em um recipiente com água morna por cerca de 20 minutos;

– Lave bem a unha e retire toda a sujeira que estiver sob a unha ou nas laterais. Use uma espátula para fazer a limpeza;

– Com uma tesourinha própria para fazer corte de unhas levante a ponta que está encravada, mas com cuidado para não machucar a unha;

– Logo após o corte limpe bem o local e aplique uma solução antisséptica e cicatrizante para evitar que a região infeccione  e cicatrize rapidamente;

A saúde das suas unhas

– Após desencravar a unha você deve evitar usar calçados fechados e meias por alguns dias até que esteja cicatrizado por completo.

– Para aliviar a dor da unha encravada você pode usar uma pomada anestésica sobre o local com uma massagem leve.

Caso no local já tenha inflamação é recomendado procurar um podólogo para que ele possa fazer o corte e o tratamento específico para evitar que a unha encrave novamente. Não é fácil desencravar uma unha, caso você não consiga procure um profissional e tenha unhas lindas e pés perfeitos sem dor.

Com essas dicas você já sabe o que fazer caso sofra de algum desses problemas!

Faça um Comentário