A importância do Protetor solar

Sabemos que o sol é o principal vilão no câncer de pele e envelhecimento precoce da pele, portanto nos tempos que estamos não podemos abrir mão de um protetor solar. Não só no verão, mas também no inverno e principalmente naqueles dias nublados onde o sol nem aparece, o mormaço também queima.

Mesmo nos dias nublados cerca de 80 % da radiação solar ultrapassa as nuvens chegando até a terra. Estudos indicam que 75% da radiação que recebemos em nossa vida é fruto da rotina diária. Os outros 25% são devido à exposição direta na praia ou na piscina.

Por mais que os cuidados são tomados nem sempre são os necessários para cuidar dos raios nocivos do sol. É normal às pessoas gostarem de ficar sob o sol tanto no inverno quanto no verão, afinal ele é muito importante para a produção de vitamina “D” no nosso organismo. O que não pode acontecer é se expor em demasia, pois assim como faz bem também pode ser prejudicial. Saiba que os raios UVA são os responsáveis pelo envelhecimento da pele e outros danos que podem ser irreversíveis na pele e os raios UVB provocam as queimaduras e o vermelhidão da pele.

Usar corretamente evita manchas e acne

Proteja o Rosto – a escolha do protetor é importante

Muitas pessoas não tem noção do tipo de filtro solar usar, mas saiba que há diferença no filtro para o rosto e para o corpo. O filtro do rosto deve ser apropriado para ele, pois é mais sensível e merece mais cuidados, pois o sol é o grande vilão das manchas e das rugas. Normalmente o fator do filtro deve ser entre 15 e 30 o fator maior é ideal para peles mais claras e sensíveis. As pessoas com a pele mais escura podem optar pelo filtro 15 que proporciona ótimos resultados. Usar chapéu e óculos de sol também ajudam a proteger.

A hidratação é fundamental, uma vez que o corpo estando hidratado sofre menos com os efeitos nocivos do sol e mantém aparência saudável e jovem por muito mais tempo. O mercado oferece inúmeros cremes hidratantes para o corpo, mas só eles não ajudam para ter hidratação completa é necessário beber no mínimo dois litros de água por dia. É possível ver a diferença em uma pele protegida do sol e bem hidratada, pois ela permanece com aparência saudável e jovem por muito mais tempo. Se você quiser ter boia aparência e fugir das indesejáveis manchas e linhas de expressão, cuide da sua pele.

Dicas Importantes

– Procure um filtro que seja compatível com a sua pele. Tem sempre um que combina com você;

– Aproveite as facilidades cosméticas e inclua base no seu filtro;

– Ao utilizar o carro, é preciso passar o filtro. Principalmente quem dirige bastante sob o sol.

– Nunca deixe seu filtro no sol, no carro ou em locais quentes;

– Retoque o filtro pelo menos 2 vezes ao dia (em um dia comum);

– Leve o filtro ao trabalho para ficar mais fácil de usar;

– O filtro spray é muito bom para as áreas do corpo com pelos; Não tem desculpas para você não usar;

– Não economize no uso do filtro. A proteção só é válida se a cobertura for 100%;

– Se a sua pele está apresentando alguma reação ao filtro é sinal que ele não é o mais adequado. Será necessário mudar;

– Descubra o seu FPS ideal falando com o seu médico;

– Há filtros para todos os gostos: em gel, mousse, creme, spray e líquido.

Protetor solar

Como usar o Filtro solar

Espalhe o filtro solar de maneira uniforme e abundante por toda a superfície corporal que vai ser exposta ao sol. Economia é sinônimo de proteção inadequada.

-Evite a exposição prolongada ao sol, pois o excesso de queimaduras ao longo da vida pode tornar-se câncer de pele.

-Procure controlar o horário, não fique no sol em horários de pico, que são entre as 10 e as 16 horas.

-Para as(o) que gostam de um bronzeamento tenha paciência, pois a pele só libera melanina de 2 a 3 dias após a exposição ao sol. Portanto não queira pegar um bronzeado em um único dia de sol.

-Sempre leve para a praia guarda-sol, chapéus, bonés. Não esqueça de proteger os lábios, orelhas, peito e pés. Cerca de 70% do câncer de pele e no rosto.

-Aplique o filtro solar 20 minutos antes de se expor ao sol. Reaplique o protetor a cada 2 horas.

-Utilize sempre no mínimo filtro solar FPS 15, para quem tem a pele mais branca no mínimo use FPS 25. O filtro solar deve de ser usado diariamente mesmo que não aja exposição ao sol.

-Proteja as crianças e estimule os adolescentes a se protegerem. Cerca de 75% do acumulo solar em nossa pele durante a vida acorre ate os 20 aos de idade.

Perguntas Frequentes

1.Qual as medida ideal do protetor solar para usar no rosto? O ideal é uma colher de sopa bem espalhado. Pois um FPS50 ou FPS60 mal aplicado equivale a FPS 30.

2. Qual protetor protege mais (gel, spray, serum, loção ou creme)? 80% dos brasileiros possuem pele oleosa ou mista, portanto use o que você se adequar mais ou o que o seu dermatologista indicar.

3. Bases de maquiagem com filtro substituem o protetor? Não, pois os cosméticos geralmente possuem fator FPS 8 e quando falamos em maquiagem e necessário no mínimo FPS 20.

4. O protetor só devo usas somente quando vou sair ao sol? Não, pois as lâmpadas frias (fluorescente) podem manchar a pele. A tela do computados transmite radiação.

5. O protetor solar causa algum mal a saúde? Não há comprovações.

6. Protetor solar bloqueia a vitamina D? Para poder absorver a vitamina D e necessário a exposição ao sol sem nenhum tipo de proteção, mas fique atento, pois deve ser antes das 9 da manha e após as 17 horas entre 10 e 15 minutos diários.

7. Qual o fator de proteção solar indicado para cada tipo de pelo? Pele muito clara necessita FPS 60. Pele morena FPS 45 a FPS 60. Pele negra FPS 30 a FPS 20.

Faça um Comentário

Leia também esse artigo: