A importância do pão na dieta

Quando queremos perder aqueles quilinhos extras e decidimos começar a dieta, logo pensamos, terei que eliminar o pão. Mas não é bem assim que funciona, o pão em si não engorda ele contém apenas 135 calorias e esse mito de que ao retirar o miolo é menos calórico não é verdadeiro, o que acontece é que ao retira-lo as calorias diminuem, pois o pão e a casca tem o mesmo número de calorias.

Em uma refeição balanceada devemos consumir 50% de carboidratos, nossa principal fonte de energia. Ao eliminarmos os carboidratos da alimentação em uma dieta, logo desistiremos, pois sentiremos fraqueza, mau humor, desidratação, perda de massa magra e teremos menos resistência às infecções.

Além dos carboidratos ele contém também muitos nutrientes e sais minerais. Como retinol, fósforo, ferro, cobre, zinco, ácido fólico, sódio, potássio. O zinco por exemplo atua no nosso sistema imunológico nos defendendo contra vírus, bactérias e fungos. Sabemos que o sódio é um dos responsáveis pela retenção de líquidos e aumento da pressão arterial, mas consumimos alimentos com maior teor de sódio como biscoitos, embutidos e margarina, o que deve ser feito nesse caso é reduzir esses alimentos do consumo diário para podermos apreciar o tão desejado pão.

pao na dieta

Vários tipos de pão

– O pão feito com farinha integral, é rico em fibras e é recomendado para quem faz dieta ou anda de mal com o intestino. Mas lembre-se a ingestão de fibras só funciona se tomarmos bastante água, senão terá efeito contrário.

– O croissant, feito com massa folhada, tem a versão doce e salgada. Esse pão é para quem não esta nem aí para as calorias. Feito basicamente de farinha e manteiga. Uma unidade tem em média 200 calorias sem o recheio, mas comumente é vendido recheado.

– Pão sírio, é leve e contem menos quantidade de gordura. Uma unidade tem em média 85 calorias.

– Pão de aveia, rico em proteínas, fibras e ferro. Feito com farinha de aveia, flocos de aveia e açúcar mascavo. Ideal para a saúde do organismo.

– Pão de centeio, opção mais indicada nas dietas, pois proporciona maior sensação de saciedade. Feito com farinha integral, farinha de centeio, açúcar mascavo. Tem baixas calorias e gordura.

– Pão de queijo, rico em calorias e gordura

O ideal é sempre comermos o pão pela manhã, pois é o horário que mais necessitamos de energia, pois o organismo passa um longo período em jejum. E ao decorrer do dia utilizaremos essa energia assim ela não será acumulada. Duas fatias ou um pão é o recomendado. Se optarmos por comer o pão a noite, poderá contribuir para o aumento de peso, porque gastamos menos energia nesse período.

Faça um Comentário