Saúde

A importância da saúde bucal

Com as inúmeras doenças que podemos contrair sem ter uma boa higiene, devemos estar sempre atentos aos cuidados e prevenções que podemos fazer para evitar maiores problemas.

Podemos descrever nosso corpo humano como um grande campo de batalha, no qual somos um grande aliado, pois nossa participação nas inúmeras batalhas que travamos todos os dias é de suma e indispensável importância. Todas nossas ações trazem consequências para nosso corpo. Algumas vezes, por fatores de hereditariedade ou por acasos da vida, não temos controle do que pode acontecer, todavia, muitas vezes podemos reverter às situações que podem vir a acontecer.

A importância da saúde bucal (Foto: Divulgação)
A importância da saúde bucal (Foto: Divulgação)

Uma boa forma de evitar esses tipos de problemas é através da prevenção.

Alimentar-se bem, praticar exercícios, ter uma boa vida regrada e saudável, sem vícios ou estresse são formas muito eficazes de prevenir problemas posteriores por consequência de deixar de lado esse tipo de cuidado. Porém, devemos nos lembrar que além de cuidarmos da alimentação, praticar exercícios e evitar vícios temos que lembrar de cuidar da nossa higiene bucal.

Corpo saudável em todos os sentidos

Como foi dito logo acima, nosso corpo pode ser considerado como um grande campo de batalha e por isso devemos sempre cuidar tanto do que vemos, quanto daquilo que não conseguimos enxergar a olho nu. Nossos maiores inimigos são aqueles que não conseguimos ver. Inúmeros são os germes, bactérias e vírus que estão em nossa volta esperando um momento para atacar. Temos muitas portas de entrada em nosso corpo. Além da pele (maior órgão do corpo), temos nosso couro cabeludo (oleosidade, sujeiras das ruas, poeira, fumaça), mãos (maiores transportadores de sujeiras e doenças para os mais variados locais-boca, olhos, ouvidos).

A importância da saúde bucal (Foto: Divulgação)
A importância da saúde bucal (Foto: Divulgação)

Precisamos entender que nossas atitudes e hábitos refletem diretamente na estrutura do nosso corpo.

Um dos meios de entrada de bactérias e fungos, por exemplo, é a nossa boca. Muitas vezes deixamos de lado essa grande e poderosa ferramenta para sobrevivermos. Nos desleixamos e acabamos não cuidando dela de forma correta. Nos alimentamos, mastigamos e mastigamos comidas e logo após nos esquecemos ou simplesmente por não ter habito, deixamos de escovar os dentes. Ou se escovamos nossos dentes, não os escovamos de forma correta, esquecemos de passar fio dental, limpar a língua e a região da bochecha e o céu da boca.

A importância da saúde bucal (Foto: Divulgação)
A importância da saúde bucal (Foto: Divulgação)

Dicas para ter uma boca saudável

Como podemos perceber que não basta colocar uma quantidade qualquer de pasta de dente e escovar eles como se fossem algo qualquer. É necessário entender que precisamos seguir uma técnica correta, na qual consiste em algo simples como:

– Destinar 10 minutos de seu tempo para escovar seus dentes de 2 a 3 vezes ao dia.

– Escovar os dentes suavemente, todavia, não esquecendo de exercer certa pressão para poder eliminar fungos e bactérias que estiverem encrostada nas áreas dos dentes, gengiva, língua e céu da boca.

– Lembre-se de que não é necessário encher a escova de pasta de dente. O indicado é que a quantidade de pasta de dente usada para que sua escovação surta o efeito desejado é do tamanho de um grão de ervilha ou o suficiente para fazer espuma.

-Não se apegue as escovas de dente. Elas têm um tempo de validade curto. Um grande erro é permanecer com aquelas escovas cuja sua forma não é mais a mesma pela quantidade de vezes que você já escovou com ela. De preferência, troque de escova a cada 1 mês. Essa dica deve-se ao fato de que com o passar do uso a tendência é que bactérias e fungos se prendam na sua escova.

– O que muitos acham ser certo, escovar os dentes logo após as refeições não é bem a orientação correta.

O bom seria esperar por volta dos 30 minutos após a refeição, pois assim o nível de PH da saliva de nossas bocas possam neutralizar os alimentos e bebidas que foram ingeridas.

Lembre-se que o ideal também é fazer uma revisão anual com um Dentista qualificado, pois fazendo isso pode-se prevenir futuras doenças e maiores problemas com nossa arcada dentária, afinal de contas, ninguém merece sofrer com aquela dor de dente!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *