Dietas

10 passos para começar uma dieta

Praticamente todos nós em determinadas alturas iniciamos algum tipo de dieta, que não conseguimos levar até ao fim. Ou por falta de motivação, ou porque não começamos a dieta na mesma altura, ou porque não atingimos os objectivos com a rapidezque desejávamos, qualquer destas razões serve todos os dias de desculpa para alguém abandonar uma dieta.

Quando pensamos que temos tantas razões para desistir, devemos pensar que temos outras tantas, ou mais para continuar.

Passos para iniciar uma dieta

Escolha a dieta: Certifique-se que escolheu um regime alimentar adequado a si. Que este vai de encontro às suas necessidades e que não requer de si um esforço acima daquele que se sente disponível a fazer. Mais vale começar devagar e ir aumentando que começar muito entusiasmado e parar.

iniciar-dieta

 Estabeleça objectivos: Estabeleça para si o peso que deseja atingir e o tempo em que o quer fazer, tentando sempre ser o mais racional possível.

Comprometa-se: Comprometa-se consigo a atingir resultados. Para que este comprometimento tenha mais peso, partilhe-o com os que lhe são mais próximos, transmita os seus desejos e os seus objectivos e comprometa-se em atingi-los também perante os outros.

Faça um plano alimentar diário: Crie antecipadamente o seu menu diário e seguia-o à risca.

Seja realista: Se os objectivos a que se propõe são demasiado ambiciosos, ou pouco realista, a dificuldade em atingi-los será muito maior e vai começar a sentir frustração e desmotivação antes de tempo. Programe a sua dieta passo a passo, para o evolução continua e motivante.

Alegre-se com as pequenas conquistas: De cada vez que alcançar um pequeno passo, alegre-se e veja isso como motivação para o próximo.

Evite proibições: Se fizer um plano alimentar onde algum alimento for completamente proibido, mas fazê-lo pensar mais ainda nele e sentir a sua falta, o que, ou o leva a quebrar a dieta ou a sentir-se desmotivada. Como faz um plano alimentar diário, pode de forma racional incluir todos os alimentos nas quantidades lógicas sem correr riscos de abusos.

Nunca passe fome: Nenhuma dieta para perder peso, ou não, implica passar fome, portanto evite todo o tipo de situações em que passe fome ou muitas horas sem comer. Além de esta não ser uma situação favorável para nenhuma dieta, vai fazer com que sinta necessidades extra de alimentos e que exagere na quantidade de comida, assim como vai passar a sentir que fazer dieta é um sacrifício grande de mais e vai dar-lhe uma carga negativa exagerada.

9º Acredite em si: Acredite sempre em si. Confie nas suas capacidades e mantenha sempre a motivação. Se por algum acaso não conseguir vencer uma pequena etapa, tenha sempre em mente qual o seu objectivo final. Acreditarmos em nós próprios é meio caminho andado para atingir os fins a que nos propomos.

10º Faça desporto: Tente aliar à sua dieta a prática de exercício físico. Além de conseguir atingir objectivos físicos visíveis muito mais rápido, vai sentir-se muito melhor física e psicologicamente, o que só por si já é uma motivação extra para nunca desistir do objectivo final.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *